segunda-feira, 22 de novembro de 2010

O Advento

A paz de Jesus, queridos irmãos!

Peço licença este mês para mudar um pouco o caminhar das nossas reflexões acerca da música na liturgia da missa, porém não saindo totalmente desse mesmo tema. Gostaria de fazer uma reflexão especial em dezembro sobre o tempo do Advento. Este que é um tempo tão especial e alegre para a Igreja não poderia ser passado em branco.
Ao iniciar as preparações com meu Ministério de Música para este tempo percebi o quanto precisávamos pensar mais e conhecer melhor o sentido do Advento.
Advento é o tempo de espera, tempo de se preparar com alegria para receber Jesus que vem! Ele exige preparação não só da liturgia, das músicas, do ambiente, mas do nosso coração!
Os músicos de Deus, os servos de Deus na liturgia, aquelas pessoas que irão preparar essa vinda do Senhor, são as pessoas que deixarão o ambiente bonito, arrumado, que vão montar um presépio, preparar cantos que falem da vinda, enfim, que vão sinalizar às pessoas que tem algo diferente chegando.
Falando aqui especialmente da música, nós que estamos nos grupos de canto precisamos ficar atentos. Temos que nos preocupar em cantar músicas que ajudem as pessoas a abrir o coração e preparar a manjedoura para Jesus nascer. Não apenas em nossos presépios. Essa manjedoura precisa ser montada, a cada domingo, no coração dos irmãos que estão participando das celebrações. Esse Jesus precisa encontrar morada verdadeira, acolhedora, aconchegante no interior dos nossos corações.
Vamos então, queridos, todos nós que somos aqueles que trabalhamos para que todo domingo o Senhor Jesus possa adentrar mais uma vez os corações, equipe de liturgia, músicos, coroinhas, acolhida, ministros, leitores, comentaristas, limpeza e organização, enfim todos que colaboram para que a missa aconteça, preparar um Advento totalmente diferente este ano! Vamos orar e deixar que Deus venha a inspirar nossas ações e pensamentos! Vamos preparar a manjedoura em nossos corações e ajudar nosso irmão a fazer o mesmo!


Um Feliz e Santo Natal a todos!!!

Nenhum comentário:

Postar um comentário