segunda-feira, 19 de julho de 2010

Música na Liturgia - parte II - Antes da missa

Artigo do mês de julho do informativo:

"A Paz de Jesus, meus queridos amigos!
Como prometido no informativo de Junho/2010, aqui estou para conversar um pouquinho sobre a Liturgia da Missa. Neste mês comentarei sobre o momento que antecede o início da Missa.
Nesse momento, geralmente de 10 a 15 minutos antes do início da celebração, as pessoas estão chegando, se acomodando, procurando um lugar, cumprimentando os amigos... A equipe de liturgia está nos detalhes finais de organização, a equipe de acolhida já está recebendo o povo. Quase tudo está encaminhado. Nesta hora, os músicos já devem estar organizados, com os instrumentos prontos e afinados. Não é hora para conversar a alta voz ou resolver outros problemas alheios à celebração da eucaristia. O Ministério de Música deve cantar e levar o povo a meditar, entrar em oração, se preparar para rezar melhor durante a missa. Se houver algum canto novo também pode ensaiar com o povo, ensinar a música.
As músicas já devem ter sido escolhidas bem antes e ensaiadas. Também devem estar de acordo com o momento que a igreja está vivendo, com as leituras do dia, com alguma comemoração e, principalmente, de comum acordo com o Presidente da Celebração, ou seja, o Sacerdote.
A música deve nos ajudar a orar e a entender profundamente o sentido de cada gesto e momento da Celebração Eucarística. Gostaria de citar um pequeno trecho do Catecismo da Igreja Católica que ilustra isso:

“O canto e a música desempenham sua função de sinais de maneira tanto mais significativa por ‘estarem intimamente ligados à ação litúrgica’, segundo três critérios principais: a beleza expressiva da oração, a participação unânime da assembléia nos momentos previstos e o caráter solene da celebração. Participam assim da finalidade das palavras e das ações litúrgicas: a glória de Deus e a santificação dos fiéis” (CIC – 1157)

Por tudo isso é que nós cantamos irmãos: para a glória de Deus e para a santificação dos fiéis! Lembremo-nos disso já na próxima missa e façamos o melhor para o Senhor! Abraço e até o próximo mês com os Ritos Iniciais!"

Aline Cristine Pereira Ribeiro – Ministra de Música

Nenhum comentário:

Postar um comentário