segunda-feira, 19 de julho de 2010

Música na Liturgia - parte I

Reproduzindo na íntegra o artigo do primeiro mês do informativo da minha Paróquia:

"A Paz de Jesus a todos os leitores desse Informativo!
A partir desse mês vou escrever uma coluna falando sobre a “Música na Liturgia da Missa”. Pretendo contribuir com a formação litúrgica dos nossos músicos explicando a missa parte a parte e a importância de cada cântico na missa, como deve ser a escolha desses cânticos e o que é litúrgico ou não.
Nesse primeiro mês gostaria de me apresentar e falar um pouco sobre minha trajetória na música católica.
Desde pequena eu sempre frequentei a Igreja Católica com meus pais. Aos 13 anos, eu fui convidada a tocar teclado na missa dos jovens, de sábado à noite. Tocávamos o Paulo da Maria Elisa, as Gêmeas, a Francini e eu. Após um tempo, a missa das crianças do domingo de manhã, começou a precisar de ajuda. Fui com a “cara e a coragem” e, principalmente com a ajuda de Deus, tocar e cantar sozinha pela primeira vez. Aos poucos Deus foi me ensinando e instruindo. Várias pessoas também me ajudaram a entender mais a liturgia. Fiz alguns cursos, tinha auxilio dos Padres e muita vontade de aprender. Um tempo depois formamos o Ministério de Música Luz Divina. Tocávamos na missa, no Grupo de Oração e em retiros. .
Atualmente, eu toco teclado e canto junto com o meu esposo Adriano e a tia dele, Rosângela na Capela Nossa Senhora do Rosário, onde coordeno os trabalhos da música.
Meus dois filhos, Giovanni e Anna Laura também gostam muito de música e já percebo que também estão enveredando por esse caminho.
Em todo esse tempo, tenho percebido a carência dos ministérios de música e dos leigos em geral em conhecer mais a liturgia e saber como adequar os cantos para que eles nos ajudem a orar. Por isso, o próprio Senhor me fez esse chamado a dividir o pouco que sei com meus irmãos. Deixo claro que não sei tudo. Se eu errar, peço que me digam. Se alguém quiser colaborar comigo, fique à vontade. Também estou aprendendo sempre. Um abraço e até o próximo mês onde vou falar sobre o momento inicial, que antecede a missa.
Aline Cristine Pereira Ribeiro

Nenhum comentário:

Postar um comentário